sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DISQUE GUARDA MUNICIPAL

CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CRIA NUMERO EXCLUSIVO PARA ACIONAMENTO DE GUARDA MUNICIPAL.


A exemplo de serviços de emergência como os da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu, a Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) também poderá oferecer um serviço de atendimento à população por telefone. A criação do Disque Guarda é a proposta do Projeto de Lei 834/09, pronto para ser votado em 2º turno na Câmara de BH. A presença efetiva de, no mínimo, um guarda em grandes praças da cidade também poderá ser obrigatória, conforme prevê o PL 1444/11.

O autor da proposta de criação do Disque Guarda, vereador João Oscar (PRP), questiona a inexistência de um número específico de telefone para contato direto da comunidade com a GMBH. “Se existe, não é divulgado. Se um cidadão presenciar um ato de violência ou vandalismo contra um bem publico, ele não tem como acionar a Guarda Municipal, porque a instituição não tem um numero próprio”, argumenta o parlamentar.


Nestes casos, segundo João Oscar, é comum a Policia Militar ser acionada em lugar da Guarda Municipal, que tem a função de proteger o patrimônio público. O parlamentar cita o Estatuto da Guarda Municipal em que estão estipuladas competências como “garantir a segurança aos órgãos, serviços e patrimônio do Poder Público Municipal, e a orientação e proteção dos agentes e usuários dos serviços públicos”.

Para o vereador, a criação do Disque Guarda vai agilizar o atendimento à população e liberar a Polícia Militar de casos específicos que não requeiram a presença de policiais.


Pelo projeto, o número do Disque Guarda, exclusivo para a instituição e com três dígitos, deverá ser divulgado pela Prefeitura e também em adesivos afixados nos veículos utilizados pela GMBH
Um guarda por praça


Já o Projeto de Lei 1444/11, assinado pelo vereador Adriano Ventura (PT) e pelo ex-vereador Paulo Lamac (PT), prevê a disponibilidade de, pelo menos, um guarda municipal em praças públicas com tamanho igual ou superior a 5.000 metros quadrados.


"São praças que têm dimensões de parques, o que dificulta a vigilância da comunidade sobre atos de vandalismo", expilca Adriano Ventura. Além disso, o parlamentar também questiona a presença constante de guardas apenas em praças de maior visibilidade e a ausência dos agentes em áreas mais afastadas da região central.


“O trabalho da Guarda Municipal em todos os espaços públicos, principalmente os de grande dimensão, colabora para a diminuição da violência e para a conservação dos equipamentos públicos”, afirma o vereador.


O projeto aguarda votação do plenário em 1º turno.
http://www.cmbh.mg.gov.br/noticias/2011-10/vereador-propoe-criacao-do-disque-guarda-municipal

3 comentários:

  1. parabens a todos os Guardas , sou PC e creio que em breve vcs terão mais recursos e farão mais funções armados , é claro.
    Sabemos que a luta aqui em Minas é diferente da traçada em estados como São Paulo e Rio.
    Aqui ,mesmo que digam o contrário, a ditadura militar não se calou e continua dando seu jeitinho,infiltrada.
    força pra vcs. As instituições civis são fortes pq tem honra e dignidade e é claro , respeitam a carta magna.

    ResponderExcluir
  2. valeu irmão somos solidários a luta de vocês também torcemos pela valorização dos pcs em minas gerais tamos juntos um abraço.

    ResponderExcluir
  3. parabens a todos, principalmente os Guardas de Belo Horizonte,policias civis e militares, sou gm de santa luzia,pena que o prefeito atual da cidade,junto com o secretario de segurança publica não dão a minima importancia para esta instituiçao.nosso pagamento atrasa todo mes, viatura todas estragadas e sem giroflex,,,,.etc.que vergonha senhor prefeito de santa luzia,siga o exemplo da GMBH.

    ResponderExcluir