sábado, 22 de outubro de 2011

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS ATUA EM ASSASSINATOS DE SEVIDORES

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SOLICITA AS AUTORIDADES CONPETENTES EXPLICAÇÕES SOBRE AS INVESTIGAÇÕES DOS ASSASSINATOS DE PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PUBLICA



SINDGUARDAS-MG, participou do debate na audiência publica que ocorreu, dia 13 de outubro, as 14:00 horas, na Comissão de Direitos Humanos, com objetivo de obter esclarecimento sobre o andamento das investigações sobre assassinatos de Agentes de Segurança Penitenciários, Policiais Civis e Policiais Militares, que vem ocorrendo no Estado.



O SINDGUARDAS-MG, possui relatos e documentos sobre guardas municipais que foram mortos em virtude da profissão,doa quais podemos citar os guardas municipais Betio, Willer e Moreli brutalmente assassinados.

O SINDGUARDAS-MG possui vários Boletins de Ocorrência notificando atentados contra a vida de guardas municipais cometidos por suspeitos em virtude de atrito verbal ou condução enquanto guarda municipal, não podemos nos furtar de citarmos os guardas que foram expulsos de suas residências em virtude de sua função enquanto guarda municipal, podemos citar os nomes dos guardas Joanildo e Silvanio que foram expulsos por traficantes de suas casas.



O SINDGUARDAS-MG destacou que na maioria dos casos a Guarda Municipal de Belo Horizonte – GMBH, foi omissa na proteção e assistência aos guardas municipais vitimados. A participação dos guardas nos debates sobre a vitimização dos Agentes da Segurança Publica no Estado de Minas Gerais, julgamos ser de suma importância para classe de guardas municipais, uma vez que os municípios não possuem um planejamento de prevenção ou assistência aos guardas vitimados. O presidente do SINDGUARDAS-MG citou os desvios de verbas que ocorrem na GMBH, destacou que o armamento adquirido esta armazenado desde de 2006,e lamentou a munição invalida devido o tempo de aquisição e inutilizada, ate hoje não utilizamos nenhum recurso letal para proteção do guarda municipal de Belo Horizonte.

Bueno estacou a “milícia” existente na GMBH que desvia verbas Federais e Municipais que deveriam preparar e aperfeiçoar os guardas municipais, fato que tomou notoriedade perante o Deputado SGT Rodrigues que de pronto anunciou um requerimento para que o Prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda prestem esclarecimento sobre estes valores desviados, os Deputados Durval Ângelo e Deputado João Leite, assumiram o compromisso de marcar uma audiência se necessário for, para reivindicar coletes não só em serviço, mas coletes permanentes como ocorre com os Policiais Militares, o Deputado João Leite disse que já havia recebido esta reclamação por parte do SINDGUARDAS-MG meses antes desta audiência.




O SINDGUARDAS-MG julga proveitosa a participação nesta audiência, e esclarece que não mede esforços para divulgar as mazelas que vem sofrendo os guardas municipais diante dos militares reformados denominados “milicianos”. Fonte:http://www.almg.gov.br/sala_imprensa/fotos/index.html?idAlb=1921&radio-foto=album#photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário