quinta-feira, 14 de março de 2013

terça-feira, 12 de março de 2013


Presidente do SINDGUARDAS-MG é convidado para participar de reunião da Comissão Geral de Segurança Pública em Brasília-DF




domingo, 10 de março de 2013


Vereador e Guarda propõe criação do grupamento de defesa ambiental da Guarda municipal de Fortaleza

sábado, 9 de março de 20130 comentários

O vereador Márcio Cruz (PR) apresentou um projeto de Lei Complementar na Câmara Municipal de Fortaleza que cria o Grupamento de Defesa Ambiental – GDA – dentro dos quadros profissionais da Guarda Municipal de Fortaleza.

Proteção

Segundo o parlamentar, o objetivo da proposta é proteger o patrimônio ecológico e ambiental da cidade. O grupamento sugerido pelo vereador servirá como instrumento de articulação entre outros órgãos municipais, estaduais e federais que já atuam na fiscalização dos causadores de poluição e degradação ambiental.
Segundo Márcio Cruz, “os agentes ambientais do GDA chegarão para suprir a carência de fiscais ambientais que temos em Fortaleza. Somados aos profissionais que já atuam nesta função, teremos fiscalização adequada e, consequentemente, um melhor zelo com nosso patrimônio ecológico”.

Punição

O projeto prevê a atuação dos agentes ambientais, inclusive, na aplicação de medidas administrativas, tais como procedimentos de notificações, lavratura de autos de apreensão, dentre outros processos necessários ao cumprimento das normas da legislação ambiental vigente.

Atribuições

De acordo com o projeto, são finalidades do GDA também, a proteção de áreas ambientais e mananciais; realização de rondas nas áreas de ecossistemas; bem como a promoção de educação ambiental nas escolas públicas municipais de Fortaleza.

Capacitação

O projeto, que segue para votação em plenário, defende, ainda, que compete à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a capacitação dos guardas que atuarão no Grupamento.

Itabirito/MG - Guarda Civil Municipal homenageia as Guerreiras Azul Marinho no Dia Internacional da Mulher



GM's detém casal com drogas no centro da cidade de Alfenas
    Uma equipe da Guarda Municipal (GM) abordou um casal no centro de Alfenas com droga e conduziu os mesmos até a Delegacia da Polícia Civil. A ação da GM foi na sexta-feira na da Praça Dr. Emilio Silveira, ao lado da Escola Estadual Coronel José Bento.
    A Guarda Municipal tem intensificado as ações preventivas nas proximidades das escolas e, segundo a sua coordenação, a nova logística aumentou o número de GMs nas ruas.                              Anteriormente, alguns GMs eram cedidos à órgãos do Estado (como Polícia  Militar e Civil), o que não vem sendo feito na nova gestão. Com isso, aumentou o número de GM a serviço da corporação.
    A ação, na sexta-feira, foi feita por dois GMs, que estavam de moto, e outros dois, que  realizavam o patrulhamento a pé. A abordagem a Fabiano Jacinto da Silva, 24 anos, teria acontecido depois que este teria “desafiado” os GMs que passavam pelo local dizendo,em tom mais a elevado a uma moça que estava com ele em um dos bancos da Praça, que fumaria “um baseado”.
   Segundo a GM, o rapaz, que é conhecido no meio policial, foi submetido a uma abordagem pelos Guardas que encontraram uma "ponta de cigarro de maconha". Por  isso, Silva foi detido em flagrante por porte de substância entorpecente.



  A ação da Guarda Municipal tem sido intensificada nas próximidade das escolas
    Desconfiados de que poderia haver drogas com a moça que acompanhava Silva, os GMs conduziram o casal até à Secretaria de Defesa Social, a poucos metros da Praça  Dr. Emilio Silveira, para que uma GM pudesse realizar uma busca pessoal em Jéssica  Leonardo de Souza Ferreira, 21 anos.
    Com Jéssica, foram encontradas três buchas de maconha, escondidas dentro de seu sutiã, após os procedimentos, os dois foram conduzidos para a Delegacia, onde foi lavrado  o  boletim de ocorrência (BO) e ambos entregues ao delegado de plantão.





GM de Alfenas  passa por treinamento para uso de Taser 
 
Denise Prado 25/1/2013 14:06:26

A Guarda Municipal de Alfenas passou, durante toda esta semana, por treinamento para uso de arma não letal – a Taser X2. As armas foram adquiridas dentro do convênio entre a Secretaria Municipal de Defesa Social e o Ministério de Justiça, por meio de projeto apresentado e aprovado no primeiro semestre de 2012.

A GM do município é a primeira força de segurança do Brasil a portar a Taser X2, que é um armamento internacional e, diferente das outras, têm capacidade para dois disparos seguidos. Dentro do projeto foram adquiridas ainda 540 munições para disparos a 7,6m e 10,4m de distância do alvo.

O treinamento dos GMs teve início na segunda-feira, dia 21 e terminou, com aulas práticas, na quarta-feira, dia 23. As aulas práticas foram realizadas no pátio da Escola Coronel José Bento, onde os agentes aprenderam as táticas que devem ser empregadas em uma ação, além de formas de manuseio das armas de choque e de ainda passarem pela experiência de serem atingidos por disparos. O curso foi ministrado pelo mestre instrutor de Taser, Antônio Risso, que representa a empresa Taser Protect Life, no Brasil.

Todos os guardas municipais passaram pelo treinamento, tanto com aulas teóricas quando prática. O instrutor, durante este tempo, pode também sanar todas as dúvidas, inclusive sobre o risco de morte e a eficácia de uma arma não letal, em uma operação.

Durante o treinamento, todo o efetivo passou pela experiência de atirar e de ser atingido por uma Taser X2. Os GMs aprenderam a manusear a arma tanto com as munições (cartuchos) quanto pela transmissão de uma carga por contato da arma, no alvo desejado, ou seja, no corpo.

No final do treinamento, os guardas municipais passaram por uma avaliação teórica e prática, que será analisado pelo instrutor. Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Vander Cherri, os que estiverem aptos a usar o equipamento passarão, ainda, por teste psicológico.







                                           (Fotos: Venicio Scatolino)

Teoria da janela quebrada, situação de obediência hierárquica inexistente.

sábado, 16 de fevereiro de 20130 comentários

A cada intervenção da Guarda Municipal uma vidraça a menos é quebrada no município.
Mauricio Maciel

           Prefeito, principal gestor público do Município, tem grande importância de criar uma identidade sólida nas Guardas Municipais, pensar e experimentar uma relação baseado no sistema social e jurídico do momento, a conscientização da Administração Publica tem que oferecer soluções e cobrar resultados.

           Na Segurança Pública, traçar o alinhamento Federal, Estadual e Municipal, levando em conta custos e benefícios ainda vai levar um bom tempo, Segurança Pública é uma àrea vaidosa e corporativista.

            A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional isto após 24 anos apenas uma realizada, mostra o quanto é difícil a possibilidades de mudanças.

            Todo mundo reconhece a teoria da “janela quebrada”, formulada pelos criminologistas James Wilson e George Kelling como responsável pelo sucesso do projeto “tolerância zero”, em Nova York, do prefeito Rudolph Giuliani.

            No popular, a teoria afirma que o crime é consequência da desordem, então, se uma “janela” é quebrada e permanece, os passantes concluirão que não tem ninguém cuidando, pior é impressão que ninguém se importa. Então, mais janelas serão quebradas, até a instalação do vale-tudo, do desmazelo.

            Basta passear pelas nossas praças para ver cristalizada a teoria, vidros quebrados, fachadas pichadas remetem um sinal aberto de território liberado para a fúria de predadores, conscienciosos ou dementes que atuam sem controle.

            A Guarda, exerce um papel importante na promoção dos direitos, na mediação de conflitos interpessoais, sobretudo junto às escolas, e, ainda, na prevenção das violências, quando integrada e articulada com as polícias e com as demais políticas públicas dirigidas a efetivar a segurança de outros direitos fundamentais.

           As mudanças politicas não podem justificar paralisias, Inércia em um mundo globalizado e em constante transformação, mudanças de rumo suprimindo conquistas, não podem justificar um retrocesso envolvendo as Guardas Municipais, no abandono da missão nobre, muitas vezes a política aparece como dádiva do Estado, situação de obediência hierárquica inexistente.

           A autonomia municipal encontra limites na Constituição Brasileira, o Gestor Municipal de segurança pública tem que enxergar a visão de um todo, acompanhar a paisagem social e jurídica do momento, competências  estritamente dentro da legalidade levando em conta a produção de uma Guarda Municipal moderna em um custo beneficio para o município. Ocupar os espaços agregando valor nas suas ações.

          Guarda Municipal não é concebida para gerar lucro, mas ela pode e deve gerar um valor de importância onde seu gasto torna se pequeno perante suas ações. Cabe ao gestor avançar nas competências de fiscalização de Trânsito, meio ambiente, posturas e espaço público mesmo que tenha que mover seu departamento jurídico e investir em peças jurídicas para quebra de paradigmas junto aos tribunais por este imenso Brasil.

          Sabemos que estas competências já fazem parte das diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Publica em um estudo jurídico e social do momento. As Guardas devem estar integradas com a fiscalização de posturas, meio ambiente e outros órgãos, devem ser bem treinadas, uniformizadas, hierarquizadas e com método de seleção exigente, com capacidade técnica, física, conhecimentos jurídicos e com boa redação.

           O prefeito precisa governar a Cidade, onde se faz necessário a sua própria produção de segurança nas questões de interesse e apoios na continuidades dos serviços públicos, tomando como exemplo a ocupação desse espaço de atuação pelas Guardas Municipais.

           Uma visão estratégica do futuro e o fortalecimento do sistema unico de segurança pública  dependem da formação de especialistas, para resolver ou discutir  questões em segurança pública municipal, não aceitar o paradigma que tudo que é estadual é mais que municipal, em uma hierarquia inexistente tudo isso é um bom inicio para definir as competências jurídicas em um planejamento de médio e longo prazo.

           O Guarda Municipal torna-se protagonista, já que atua sobretudo como um pedagogo da cidadania, ocerto é que as Guardas Municipais ocupam um lugar destacado na proteção do maior patrimônio das cidades junto das  pessoas.

 “A cada intervenção da Guarda Municipal uma vidraça a menos é quebrada no município”.

 Mauricio Maciel, Especialista  em  Segurança Pública, desenvolvedor e criador do site www.gcmbrasil.com promotor de polícia comunitária pela (SENASP), Instrutor e coordenador do curso de formação de Guardas Municipais, Direitos Humanos pelo 24º (BPMMG), Uso progressivo da força, Planejamento estratégico em Segurança Pública, Resgate 9º(BCBMMG), Capacitação em Educação Para o Trânsito, Utilização de armas menos letais (SENASP), Sistema e Gestão em Segurança Pública, Planejamento Estratégico, Gestão Pública, Pós Graduado em Segurança Pública e Comando de Guardas Municipais.