domingo, 10 de março de 2013


GM de Alfenas  passa por treinamento para uso de Taser 
 
Denise Prado 25/1/2013 14:06:26

A Guarda Municipal de Alfenas passou, durante toda esta semana, por treinamento para uso de arma não letal – a Taser X2. As armas foram adquiridas dentro do convênio entre a Secretaria Municipal de Defesa Social e o Ministério de Justiça, por meio de projeto apresentado e aprovado no primeiro semestre de 2012.

A GM do município é a primeira força de segurança do Brasil a portar a Taser X2, que é um armamento internacional e, diferente das outras, têm capacidade para dois disparos seguidos. Dentro do projeto foram adquiridas ainda 540 munições para disparos a 7,6m e 10,4m de distância do alvo.

O treinamento dos GMs teve início na segunda-feira, dia 21 e terminou, com aulas práticas, na quarta-feira, dia 23. As aulas práticas foram realizadas no pátio da Escola Coronel José Bento, onde os agentes aprenderam as táticas que devem ser empregadas em uma ação, além de formas de manuseio das armas de choque e de ainda passarem pela experiência de serem atingidos por disparos. O curso foi ministrado pelo mestre instrutor de Taser, Antônio Risso, que representa a empresa Taser Protect Life, no Brasil.

Todos os guardas municipais passaram pelo treinamento, tanto com aulas teóricas quando prática. O instrutor, durante este tempo, pode também sanar todas as dúvidas, inclusive sobre o risco de morte e a eficácia de uma arma não letal, em uma operação.

Durante o treinamento, todo o efetivo passou pela experiência de atirar e de ser atingido por uma Taser X2. Os GMs aprenderam a manusear a arma tanto com as munições (cartuchos) quanto pela transmissão de uma carga por contato da arma, no alvo desejado, ou seja, no corpo.

No final do treinamento, os guardas municipais passaram por uma avaliação teórica e prática, que será analisado pelo instrutor. Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Vander Cherri, os que estiverem aptos a usar o equipamento passarão, ainda, por teste psicológico.







                                           (Fotos: Venicio Scatolino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário