terça-feira, 3 de julho de 2012


Guardas Municipais de Contagem dão exemplo de solidariedade

  • 0
    Share

A iniciativa teve o intuito de aumentar o estoque de sangue no Hemominas

Em um gesto de solidariedade, parte do novo efetivo da Guarda Municipal de Contagem esteve no Hemominas do Barreiro, na última segunda feira (18). A iniciativa de doar sangue partiu dos próprios agentes e teve o intuito de colaborar com o aumento do estoque de sangue na unidade, que nas últimas semanas esteve baixo.
Participaram do movimento 44 Guardas Municipais, mas por conta da triagem feita antes da doação apenas 36 estiveram aptos a doar, o que para eles significou um ato de amor e solidariedade à vida. “Através dessa atitude resgatamos valores hora perdidos na sociedade, como a solidariedade ao próximo”, destacou o novo Guarda Municipal e doador, Fabrício Augusto.
A também Guarda Municipal Suzana Apipe descreveu essa sensação de poder auxiliar o outro. “Esse é um ato de carinho, de humanidade com os demais. Sabemos que o sangue é renovável, essa é a nossa missão: ajudar ao próximo”, afirmou.
Segundo a servidora e captadora da Unidade Coletora e de Transfusão (UCT)/Hospital Júlia Kubitschek, do Hemominas, Mirian Otoni, o número de doações diminui muito nessa época do ano. “Talvez as pessoas, com o frio, saiam menos de casa e nas férias os nossos doadores viajam. Isso acaba afetando o estoque, por isso, movimentos como esse realizado hoje pela Guarda Municipal de Contagem são importantíssimos e ajudam a salvar vidas”, reiterou. .
Ela também informou que o Hemominas está com uma campanha, cujo objetivo é estimular a conscientização das pessoas para que esse ato seja realizado frequentemente, deixando os estoques sempre regularizados. “Vale lembrar que doar sangue é um ato seguro e não expõe as pessoas a nenhum risco de contaminação. Todo material utilizado é descartável. Além do mais o sangue é um material que não pode ser comprado e depende da boa vontade dos voluntários para poder ajudar aos outros”, explicou Otoni.
Informações para doação de sangue
Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); ter entre 16 anos (acompanhado pelo responsável) e 65 anos; estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos.
A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem à doação. A mulher só pode doar sangue três vezes ao ano, já o homem pode doar até quatro vezes ao ano.
Mais informações no Hemominas do Barreiro, que funciona na rua Doutor Cristiano Rezende, nº 2505, bairro Araguaia. A doação pode ser feita de segunda a sexta feira, das 7h30 às 18h e aos sábados das 7h3 às 12h.
Assista a reportagem feita pelo Anderson Acássio 
Diretor de Assuntos do Interior do SINDGUARDAS-MG

FOTOS